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Depois de ler a notícia da Vivi (Girls of Wars) de que a série Elder Scrolls terá o seu quinto capítulo (aparentemente intitulado Skyrim) lançado em 2010 não consegui conter meu entusiasmo, afinal atualmente a Betheseda tem lançado os melhores jogos do mercado quando o assunto é RPG e imersão em um universo desenvolvido. Porém, depois de alguns minutos para absorver a notícia, fiquei meio apreensiva, pois também foi recentemente divulgado que a produtora lançará um novo Fallout no ano que vem.

Claro, a Betheseda está numa ótima fase e há possibilidade que os dois jogos sejam lançados, mas em tempos de recessão econômica é perigoso para qualquer empresa lançar todas suas cartas em um único ano. O mais provável é que o jogo a ser adiado seja o Fallout, pois a última versão deste foi lançada a menos tempo que Oblivion.


Novo Elder Scrolls poderia se inspirar em Fallout


Algumas características de Fallout poderiam ser inseridas em Skyri como a evolução do personagem, o modo de dialogar (genial, diga-se de passagem) e um esquema bad karma/good karma, pois algo que falta em Morrowind/Oblivion são as consequências dos atos do personagem. Você pode ser tanto do clã dos ladrões como dos Cavaleiros e isso não é condizente com a proposta do jogo e acaba por estragar a inserção no mundo do jogo.

Mas não gostaria que algumas opções failures de Fallout, como limitar ao level 20 a evolução do personagem, fossem adotadas. E vale ressaltar que quando o assunto é beleza e gráficos estonteantes o mundo medieval de Elder Scrolls brinca com a Washington pós-apocalíptica de Fallout. Espero que o ES V seja ainda mais bonito que seu sucessor.

Outra característica que eu gostaria muito de ver no ES V é de um personagem principal desenvolvido. Eu sei que é tradição da série começar como um prisioneiro, um personagem sem passado e com um futuro incerto. Mas pessoalmente gosto mais de personagens profundos e com grandes bagagens emocionais, que criam uma conexão com o jogador. Ainda mais quando se joga tão "perto" dele, como em Oblivion .


A caracterização do personagem foi a melhor sacada de Fallout 3, começando pelo modo de criação do personagem, que é simplesmente genial. Faz todo sentido que aquela pequena área de criação fosse jogada para dentro da história. O seu personagem altamente personalizado, com um nome único, face única e atributos únicos também pode ter uma história sem que isso determine seu futuro. Por isso eu não me importaria que o herói principal desse novo ES viesse a sofrer mal bocados em uma cadeia, desde que antes disso que ele tenha uma história, um passado, enfim uma vida.

E quanto ao lançamento, bem a Betheseda é quem sabe (óbvio), mas eu prefiro ver um Elder Scroll mais amadurecido e mais profundo do que um novo Fallout. Qual virá antes? Só saberemos ano que vem.



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